Whatsapp icon

Centro de Pesquisa Fiocruz

Referência em infraestrutura científica, o Centro de Pesquisa Fiocruz no Rio de Janeiro alia tecnologia, sustentabilidade e segurança. Com 2.760 m³ de estruturas pré-fabricadas Cassol montadas em 59 dias, o projeto foi pensado para atender às demandas de biossegurança e emergências sanitárias, reforçando o avanço do SUS e a eficiência da construção industrializada.

imagem

Ficha Técnica:

Local: Rio de Janeiro/RJ
Cliente: Centro de Pesquisas Fiocruz
Construtora: RAC Engenharia S.A.
Segmento de obra: Hospital e saúde
Projeto arquitetônico: Marly Zied
Projeto estrutural: Charles José Reis Hipólito
Volume de concreto (m3): 2.760
Conclusão da estrutura: 08/2022
Elementos de concreto pré-fabricado: pilares, vigas armadas e protendidas, lajes alveolares, painel alveolar, painel maciço balístico, placa de acabamento e escadas.

 

A construção do novo Centro de Pesquisa da Fiocruz, no Rio de Janeiro, marcou um avanço significativo na infraestrutura científica do Brasil. O projeto foi idealizado em 2021, durante a pandemia de Covid-19, com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em pesquisas sanitárias e para atender a possíveis emergências futuras.

Com investimento do Ministério da Saúde, o edifício de 11.320 m² foi entregue em cerca de um ano, contando com três blocos de três pavimentos, totalizando 11.400 m² de área construída. Desde o início, a sustentabilidade foi um pilar do projeto, com a adoção de construção pré-fabricada, reaproveitamento energético e gestão eficiente de resíduos. A Cassol Pré-Fabricados foi contratada devido à sua solução industrializada, que permitiu a montagem de 2.760 m³ de estruturas pré-fabricadas em apenas 59 dias.

O edifício contempla 14 áreas laboratoriais de Nível de Biossegurança 2 (NB2) e uma de Nível de Biossegurança 3 (NB3), além de áreas de experimentação animal (NBA2 e NBA3) com capacidade para 4.300 animais. Para atender às normas de biossegurança rigorosas exigidas pelo National Institute of Health (NIH), foram desenvolvidas soluções específicas para garantir durabilidade, segurança e controle de vibrações, essenciais para o funcionamento dos equipamentos laboratoriais. Um estudo específico de vibração foi realizado e confirmou a adequação das lajes alveolares utilizadas, de 1,245m de largura, às demandas específicas do edifício. O estudo foi liderado pelo professor Marcelo de Araújo Ferreira, Doutor em Engenharia de Estruturas, coordenador do Núcleo de Estudos e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto – NETPre, situado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Devido à localização do complexo em uma área de conflitos urbanos, a segurança foi reforçada com o desenvolvimento de painéis balísticos de concreto, mas houve a preocupação de manter a harmonia arquitetônica. Com 12 cm de espessura, os painéis suportam impactos de projéteis de até 12,7 mm e foram feitos com concreto de alta resistência (90 MPa), fibras de aço de 300 MPa de resistência a tração na sua composição e tecido de material de fibras de vidro. Com esse tipo de composição, os painéis são capazes de manter a estabilidade e integridade das edificações até mesmo quando submetidas a impactos balísticos de projéteis até 12,7mm, com velocidade de até 905m/s (disparos de fuzil). Ensaios realizados em estande de tiros com aval do Exército Brasileiro confirmaram a eficácia dessa solução.

O projeto utilizou tecnologia BIM para garantir a integração entre arquitetura, instalações e estrutura, o que permitiu a otimização do planejamento e da execução. A obra foi dividida em quadrantes para a elaboração do Plano de Ataque – documento que define as diretrizes para a execução de um projeto de construção. Estruturas mistas de concreto e metálicas foram implementadas para atender às necessidades específicas do cliente. Alguns dos recursos utilizados foram shafts e mezaninos metálicos atirantados nas vigas de concreto, patamares de escadas em balanços e pilares com continuidade.

A logística foi um ponto crítico. Sem espaço para estocagem no canteiro de obras, os painéis foram transportados diretamente para o local de montagem, garantindo fluidez no transporte de carga e produtividade na execução da obra. A montagem foi executada por duas equipes e guindastes com a capacidade de 70 toneladas, concluindo a estrutura no prazo de 59 dias, mesmo com interrupções causadas pelas chuvas intensas que acometeram a região no período. Desta forma, foi possível atender à necessidade de prazo curto do cliente frente à emergência pública global da pandemia. A obra do Centro de Pesquisas Fiocruz representa um marco na construção industrializada no Brasil, já que aliou inovação, eficiência e sustentabilidade para atender às demandas de um centro de pesquisa científica de ponta de relevância internacional.

A obra em imagens

imagem
Obra em execução
imagem
Obra em execução
imagem
Obra em execução
imagem
Obra em execução
imagem
Obra concluída
imagem
Obra concluída
imagem
Obra concluída

Segmento de obra: Hospital e Saúde

O segmento Hospital e Saúde é marcado por altos padrões de qualidade e inovação. Projetos nesse setor demandam soluções que garantam eficiência, estabilidade estrutural e cumprimento rigoroso de prazos. O uso de pré-fabricados de concreto se destaca pela agilidade, controle e precisão, essenciais para obras desse porte.

imagem

O que estão falando da Cassol

imagem
Nome:
Adroaldo Cassol
Empresa:
Cassol Pré-Fabricados
Cargo:
Fundador
Projeto Envolvido:
Presidente Honorário

“Eu aprendi com meu pai a conquistar pelo trabalho e foi isso que passei adiante. Acho que o segredo do sucesso está nisso, aliado ao fato de não temer o novo e ir sempre em busca de novas oportunidades.”

imagem

Descubra mais detalhes técnicos no Blog

Acesse o Blog da Engenharia e descubra os desafios, inovações e soluções técnicas aplicadas a esta e outras obras de destaque. Conheça como utilizamos tecnologia de ponta e nossa expertise técnica para garantir eficiência, qualidade e cumprimento de prazos. Clique agora e saiba mais!

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar no botão “Aceitar”, você concorda com as nossas “Políticas de Privacidade”. Saiba mais