Centro Empresarial Terrafirme
Reconhecido pelo Prêmio ABCIC, o Centro Empresarial Terrafirme, em São José (SC), destaca-se pela inovação e sustentabilidade na construção pré-fabricada. Com 58 metros de altura e 24 mil m², a obra utilizou vigas protendidas e lajes alveolares, garantindo eficiência e rapidez. A Cassol Pré-Fabricados entregou uma construção “zero entulhos”, otimizando tempo e recursos, consolidando-se como referência no setor.

Ficha Técnica
Projeto arquitetônico: Ademar Cassol (Cassol Empresas)
Projeto estrutural: Hercílio Ferrari (HF Engenharia)
Local: São José (SC)
Cliente: Cassol Empresas
Conclusão da obra: fevereiro/2004
Segmento de Mercado: Shopping e Serviço
Volume de concreto (m3): 1.900
Tipos de peças: Vigas de seção parcial (parte da seção feita no canteiro) e lajes alveolares
O Centro Empresarial Terrafirme, construído entre 2003 e 2004, teve seu projeto contemplado no Prêmio ABCIC como obra de conceito inovador em solução pré-fabricada e sustentabilidade.
Projetada com 24 mil m² de área construída, distribuídos em 14 pavimentos – com lojas no térreo de pé-direito duplo e dois andares de garagem – a torre do empreendimento totaliza 58 metros de altura, representando um ícone arquitetônico na cidade de São José, na Grande Florianópolis, onde está localizado. A edificação foi executada com vigas pré-fabricadas protendidas, lajes alveolares e pilares moldados in loco. A planta em “L” requereu a modulação entre pilares, aproveitando o espaço central das escadas e dos elevadores para a criação de núcleos rígidos de contraventamento e nós semirrígidos nas ligações de vigas e pilares. No total, foram empregados 1.900 m³ de concreto pré-moldado de fabricação própria.
Murilo Cassol, engenheiro responsável pela concepção do projeto, a produção e a montagem, explica que, embora à época a obra não tivesse o foco na certificação de sustentabilidade, ela foi, em suas palavras, uma obra “zero entulhos”. A montagem conquistava um pavimento a cada 15 dias, e contava com um processo de cura rápida. As formas metálicas e as armaduras dos pilares eram padrão. Assim, a montagem ganhou velocidade, qualidade e resultou também no benefício de não gerar resíduos, aliando a tecnologia dos pré-fabricados com as demandas atuais por sistemas construtivos sustentáveis.
As vigas em seção I protendidas foram apoiadas diretamente sobre as cabeças dos pilares, (sem consoles), com armadura na face inferior do apoio para a solidarização do conjunto quando executado o chaveteamento das lajes (concretagem entre as lajes alveolares) e o grauteamento da ligação viga-pilar, que antecedem a execução do concreto da capa do pavimento. O processo construtivo garantiu, além de uma inovação à época, a gestão reduzida de resíduos, a eliminação de escoramento de lajes e vigas e um custo baixo na execução do projeto. Depois de finalizada a estrutura, o processo de comercialização das unidades foi iniciado e o empreendimento mostrou-se um grande sucesso de estratégia comercial.
A obra em imagens
Segmento de obra: Shopping e Serviço
Essa obra mostra como a construção modular e os pré-fabricados revolucionam shoppings, prédios comerciais e serviços. Eficiência, sustentabilidade e inovação se unem para garantir agilidade na execução e alta qualidade no resultado. É mais uma prova da nossa liderança em construção industrializada.

O que estão falando da Cassol

Descubra mais detalhes técnicos no Blog
Acesse o Blog da Engenharia e descubra os desafios, inovações e soluções técnicas dessa e de outras obras. Conheça como aplicamos tecnologia de ponta e expertise técnica para alcançar eficiência, qualidade e prazos otimizados. Confira agora e inspire-se!