PR-092 Duplicação da Rodovia dos Minérios
A duplicação da Rodovia dos Minérios PR-092, que conecta Curitiba, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, conta com a solução industrializada da Cassol Pré-Fabricados. Produzimos longarinas, pré-lajes e pingadeiras para cinco pontes e quatro viadutos, destacando inovação e precisão logística. Nossa expertise garantiu eficiência no transporte de peças de até 45 metros, otimizando prazos e reduzindo impactos no trânsito.

Ficha Técnica
Local: Almirante Tamandaré/PR
Cliente: Governo do Paraná
Construtora: Odebrecht Engenharia e Construções
Segmento de obra: Ponte e Rodagem
Projeto arquitetônico: N.A.
Projeto estrutural: Jacídio Albini Salgado
Volume de concreto (m3): 3.282
Conclusão da estrutura: Março/ 2024
Elementos de concreto pré-fabricado: vigas longarinas, pré-lajes e pingadeiras
Obra de duplicação da Rodovia dos Minérios PR-092, trecho que liga as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul. A obra visa melhorar o trânsito na região e está em execução desde abril de 2020. Dentre os serviços estão a produção e o fornecimento de longarinas, pré-lages e pingadeiras para a execução de cinco pontes e quatro viadutos. A obra contou com longarinas de comprimentos que variaram entre 14,6 a 39,6 metros, com a força inicial de protensão em torno de 207 tf. Também foram produzidas peças de pré-lajes e pingadeiras.
Dentre os desafios do projeto, Bruno Viana, responsável pela Expedição e Logística da Cassol, destaca a necessidade de precisão no estudo logístico do percurso da unidade fabril de Araucária ao canteiro e seus locais de entrega. O trajeto, embora relativamente curto (cerca de 37 quilômetros de distância), teve que comportar o transporte de peças de comprimento mínimo de 38,7 metros e máximo de 45 metros. Havia partes do percurso, em duas alças de acesso, por exemplo, onde não era possível fazer a curva dentro do trânsito regular. Bruno Viana explica que a logística pôs em prática um plano de interdição de pistas e utilizou sistemas de acompanhamento da carga para garantir a segurança da carga e dos usuários da rodovia.
A produção também trouxe desafios, uma vez que nunca havia sido carregada ou produzida dentro das naves de produção uma peça com o peso da longarina, que é de quase oitenta toneladas. Marcos Aurélio Garcia, responsável pela Manutenção da Cassol, detalha que “todas [as peças] teriam de ser içadas com o sistema de quatro pontes rolantes, que tiveram que ser ajustadas às velocidades dos carrinhos com a mesma rotação de todos os equipamentos para que não houvesse riscos”. A movimentação, ele explica, “ocorria com dois operadores de ponte rolante”, cada um operando duas pontes de forma sincronizada. Além disso, balancins e dispositivos especiais tiveram que ser desenvolvidos para o içamento das peças.
Um dos diferenciais do uso do sistema construtivo é que a solução de vigas pré-fabricadas para pontes e viadutos diminui de forma significativa o prazo de execução das obras e reduz o tempo de impacto da logística de transporte nas interdições que afetam os usuários em obras como a da rodovia PR-092.
Para a viabilização das peças em ambiente fabril, foi necessário o desenvolvimento do projeto de pós-tensão e realizado o estudo de viabilidade de transporte, uma vez que 83% das longarinas possuíam o comprimento mínimo de 38,7 metros. Também foram produzidas peças de pré-lajes com 5 cm de espessura para confecção do tabuleiro, bem como pingadeiras de 67 cm de altura, com espessura de 7,5 a 10cm.
Entre os fatores decisivos para a escolha de peças pré-fabricadas na obra estavam a redução da necessidade de contratação de mão de obra de contrato, o melhor atendimento do prazo da obra, a garantia da qualidade das peças e uma otimização nos períodos de interdições da rodovia PR-092, uma importante via local. Além disso, houve, com a industrialização da obra, a eliminação da demanda de pistas de produção de peças no canteiro em si, dado que o projeto inicial considerava que as peças seriam pré-moldadas no local.
A obra em imagens
Segmento de obra: de Ponte e Rodagem
Infraestrutura rodoviária é essencial para o desenvolvimento urbano e regional. Nossas soluções em Ponte e Rodagem de pré-fabricados oferecem agilidade, qualidade e redução de impactos ambientais. Atuamos com eficiência técnica para transformar obras complexas em marcos de engenharia e mobilidade.

O que estão falando da Cassol

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