Whatsapp icon

Sambódromo da Marquês de Sapucaí

O Sambódromo da Marquês de Sapucaí, projetado por Oscar Niemeyer, é um ícone da cultura brasileira e da arquitetura. Com as arquibancadas em estrutura pré-fabricada Cassol, a obra alia tradição e inovação, preservando a essência do espaço enquanto atende às demandas de acessibilidade e modernidade. Palco do maior espetáculo do carnaval, é também um símbolo de celebração e história no coração do Rio de Janeiro.
Essa é mais uma obra do segmento de Esporte e Cultura, com a escolha certa da Cassol Pré-Fabricados.

imagem

Ficha Técnica

Local: Rio de Janeiro/RJ
Cliente: Município do Rio de Janeiro
Construtora: Marco Projetos e Construções
Segmento de Mercado: Esporte e Cultura
Projeto arquitetônico: Oscar Niemayer
Projeto estrutural: Alessandra França e Alisson Ramos Madeira
Volume de concreto (m3): 4.800
Conclusão da estrutura: Julho/2011
Elementos de concreto pré-fabricados: vigas de seção completa (seção total feita em indústria de pré-fabricados), pilares, lajes alveolares, escadas

 

Conhecida popularmente como Sambódromo, a Passarela Professor Darcy Ribeiro, construída em 1983 e inaugurada em 1984, foi projetada pelo renomado Oscar Niemeyer em um momento de abertura política no Brasil. O arquiteto havia acabado de retornar ao país após um período de exílio político no exterior e seu amigo Darcy Ribeiro, antropólogo e então vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, o convidou para idealizar o Sambódromo como um lugar de consagração da cultura popular brasileira na capital carioca.

À época, a estrutura foi erguida em tempo recorde, em apenas 110 dias, e desde então é o palco dos desfiles das escolas de samba no apoteótico carnaval brasileiro. Em 2011, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí passou por uma reforma. O objetivo era adequar o espaço às normas de segurança vigentes e também às regras de acessibilidade exigidas para eventos esportivos internacionais, como os Jogos Olímpicos de 2016. Parte das arquibancadas foi reconstruída, novos banheiros, camarotes e postos de saúde foram instalados, e melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas foram implementadas.

O traçado original que o arquiteto Oscar Niemeyer projetou há quase quarenta anos foi mantido. Este previa um equilíbrio entre os dois lados da Sapucaí, como se fosse um espelho. O projeto, em estrutura convencional e pré-fabricada, previu uma base com dois grandes pilares moldados in loco, os quais ficaram com armadura de espera. Sobre esses pilares foi encaixada uma grande viga pré-fabricada com balanço para os dois lados, e uma segunda concretagem foi feita no local para solidarização das peças.

As peças pré-fabricadas de concreto cobrem os 700 metros de comprimento da passarela de desfiles e da arquibancada. Foram mantidos os pilares em estrutura convencional. As vigas, lajes, vigas tipo “jacaré” e degraus foram executados em elementos estruturais pré-fabricados da Cassol. Onde a passarela termina, as arquibancadas se separam e chega-se então à Apoteose, uma grande praça onde também está localizado o Museu do Samba. Buscando preservar a essência e as características icônicas que fazem do Sambódromo o palco do carnaval brasileiro e carioca, as mudanças aumentaram a capacidade do espaço para acomodar até 72 mil espectadores, cerca de 12.500 lugares a mais do que no projeto original.

Em certo momento Oscar Niemeyer afirmou que o Sambódromo foi concebido para “atender às necessidades do povo”. Com os desfiles de escolas de samba e os diversos eventos esportivos e culturais que acontecem ao longo do ano no espaço, a Passarela Professor Darcy Ribeiro é, hoje, tanto um marco na arquitetura brasileira quanto um espaço democrático de celebração cultural. A reforma, lançando mão da solução dos pré-fabricados, permitiu a ampliação desse espaço e replicou, em tempos atuais, a eficiência e a velocidade de construção vistas à época de sua inauguração.

A obra em imagens

imagem
Obra finalizada
imagem
Obra em execução
imagem
Obra finalizada
imagem
Obra em execução
imagem
Obra em execução

Segmento de obra: Esporte e Cultura

Oferecemos soluções robustas em pré-fabricados de concreto para estádios, ginásios e centros culturais. Com alta competência e capacidade produtiva, garantimos obras rápidas, seguras e eficientes, atendendo às demandas mais desafiadoras do segmento de esporte e cultura. Cassol: a escolha certa!

imagem

O que estão falando da Cassol

imagem
Nome:
Adroaldo Cassol
Empresa:
Cassol Pré-Fabricados
Cargo:
Fundador
Projeto Envolvido:
Presidente Honorário

“Eu aprendi com meu pai a conquistar pelo trabalho e foi isso que passei adiante. Acho que o segredo do sucesso está nisso, aliado ao fato de não temer o novo e ir sempre em busca de novas oportunidades.”

imagem

Descubra mais detalhes técnicos no Blog

Saiba mais sobre nossas soluções para estádios, ginásios e centros culturais no Blog da Engenharia. Descubra obras de destaque e inspire-se com projetos de excelência!

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao clicar no botão “Aceitar”, você concorda com as nossas “Políticas de Privacidade”. Saiba mais